sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Reunião de 04 de novembro de 2011 (Encontro pós-Enancib)



Na manhã de sexta-feira, 04 de novembro, o grupo Epistemologia Política se reuniu no IBICT, na Praia Vermelha. O objetivo principal da reunião foi o compartilhamento das experiências de apresentação no XII ENANCIB/2011, ocorrido em Brasília, na Faculdade de Ciência da Infomação da UNB -http://enancib.ibict.br/index.php/xii/enancibXII.

Como destaque, tivemos a premiação do trabalho da pesquisadora do grupo Márcia Figueiredo Feijão, entre os melhores trabalhos do Grupo de Trabalho 1, Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação.

Segue abaixo o quadro dos títulos e dos resumos dos trabalhos apresentados pelos componentes do grupo de pesquisa no evento anual de Ciência da Informação.

____

Modalidade: Comunicação oral
____

Márcia Figueiredo Feijão
Relações ou "semelhanças de família" em critérios utilizados para julgamentos de informações na Web

RESUMO: Esse trabalho tem por objetivo apresentar possíveis critérios de julgamento de informações na web e categorias que os compõem, evidenciando as relações ou ‘semelhanças de família’ apresentadas na literatura de modo confuso para o pesquisador. Para a realização desse análise, levantou-se na literatura trabalhos que possuem conceitos e definições da Qualidade da Informação, Autoridade Cognitiva e Credibilidade dentro da Ciência da Informação e em seguida criou-se quadros descritivos de categorias para organizar e verificar o seu uso dentro de cada critério. Algumas observações a respeito de cada critério foram feitos e sugere-se estudos empíricos para confirmar ou confrontar os trabalhos teóricos utilizados para a realização desse estudo.
Palavras-chave: Qualidade da Informação. Autoridade Cognitiva. Credibilidade. Julgamento da informação.
____

Maria Luiza Gomes de M. Rocha
Interatividade em museus: um estudo crítico do conceito de interatividade de Jorge Wagensberg

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão critica sobre o conceito de interatividade proposto pelo físico Jorge Wagensberg, tendo como fundamentação teórica a teoria crítica de Jürgen Habermas e os estudos sociais de Bruno Latour. Ênfase será dada ao experimento como recurso interativo museológico para a divulgação e a aprendizagem informal em ciência e tecnologia, uma vez que é conceito central da teoria do físico. A análise realizada constitui um olhar sobre os conceitos de Wagensberg que evidencia a necessidade de assumirmos a complexidade do diálogo entre ciência e sociedade no campo museológico.

____

José Mauro Matheus Loureiro;
Maria Lúcia Niemeyer Loureiro
Daniel Maurício Viana de Souza
Sabrina Damasceno Silva
Abordagem fenomenológica em Ciência da Informação: questões e desafios no cenário da pesquisa

RESUMO: O texto apresenta uma síntese sobre Fenomenologia, refletindo sobre sua relação possível com a Ciência da Informação. Enfoca aspectos relacionados à metodologia da pesquisa, à interdisciplinaridade e à busca de novos objetos e campos de aplicação pela Ciência da Informação. A partir da análise fenomenológica de Martin Heidegger sobre a obra de arte, reflete sobre questões relacionadas às pesquisas no campo da Informação em Arte.
____

Gustavo S. Saldanha
O imperativo mimético: a filosofia da informação e o caminho da quinta imitação

RESUMO: O texto desenvolve uma análise filosófica do conceito de mimese inserido na filosofia da organização dos saberes como uma unidade fundamental para o pensamento histórico da Ciência da Informação. É revisada a noção de mimese no contexto da Antiguidade, demarcando a rejeição à imitação manifestada por Platão e a abordagem aristotélica sobre as representações. Os fundamentos dos estudos informacionais são revisados a partir da presença determinante deste conceito em sua formalização. Três abordagens são investigadas neste contexto: Gutenberg e a prensa; Otlet e o livro; Bush e o Memex. O trabalho conclui demarcando a dupla significação de uma fundamentação mimética para o campo, a saber, representação e educação.
Palavras-chave: Filosofia da Ciência da Informação – Epistemologia - Filosofia da Informação - Mimese

____

Modalidade: poster
____

Aluf Alba Elias
A verdade, a informação e o arquivo: primeiras impressões na busca por uma filosofia da informação

RESUMO: Investiga-se através da contextualização do pensamento filosófico contemporâneo, a noção de verdade, partindo  da noção de arquivo enquanto lugar de memória, donde, possivelmente, subjaz uma vontade de verdade e justificação. Na busca da apreensão deste desígnio, estabelecer-se-á um inter-relacionamento entre os pensamentos dos franceses Pierre Nora (Lugares de Memória, 1993), Jacques Le Goff (Documento/Monumento, 1977), Jacques Derrida (O mal de Arquivo, 2001) e Michel Foucault (A Arqueologia do Saber, 1969; A Ordem do Discurso, 1970; Microfísica do Poder; 1979). A partir da definição da perspectiva apreendida, verificar-se-á a abrangência do conceito de Ação de Informação (Wersig, 1985 e González de Gómez, 1999) através do viés de seu caráter seletivo,  desdobrando na questão da formação do Arquivo enquanto indício, prova (Briet, 2006 [1951]), numa reflexão sobre as práticas documentárias (Frohmann, 2004) em busca de uma filosofia da informação.
Palavras-chave: Filosofia da Informação. Verdade. Informação. Arquivo.
____

Leandro Coelho de Aguiar; Renata Regina Gouvêa Bartatho
Breves reflexões acerca da interdisciplinaridade na Ciência da Informação: um olhar através da formação acadêmica do corpo discente do PPGCI IBICT/UFRJ – 2009 e 2010

RESUMO:  O objetivo deste trabalho é refletir acerca da interdisciplinaridade da CI através da análise da formação acadêmica, no nível de graduação, do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI do IBICT / UFRJ) que ingressaram no curso em 2009 e 2010. A hipótese que norteia este trabalho, baseada nas obras clássicas de autores como Wersig, Borko, Saracevic e Pinheiro, é que a interdisciplinaridade como uma característica marcante da Ciência da Informação, influencia e se reflete na composição do corpo discente do Programa de Pós-Graduação da área, no que diz respeito às múltiplas formações acadêmicas dos seus discentes.
Palavras-chave: Epistemologia da Ciência da Informação. Interdisciplinaridade. Corpo discente. PPGCI IBICT UFRJ.

______________

AGENDA: Não ficou definida nova data para o próximo encontro do grupo, sendo agendadas apenas as reuniões individuais para a continuidade dos processos de orientação.