sexta-feira, 20 de abril de 2012

REUNIÃO DE 17 DE ABRIL DE 2012



Neste terça-feira o grupo se reuniu para dar prosseguimento às discussões.

À reunião compareceram Prof. Dra. Maria Nélida González de Gómez, Gustavo Saldanha, Márcia Cavalcanti, Sabrina Damasceno.

A pauta geral da reunião foi:

v     Discussão sobre o projeto “Da validade da informação à validade dos conhecimentos: inventariando recursos, normas e critérios”;
v     Projetos individuais em andamento;
v     Recepção e evento com Prof. Dr. Miguel Angel Rendón Rojas.

A prof. Nélida desenvolveu a reflexão sobre seu projeto e apontou alguns caminhos do seu desenvolvimento. Em seguida, abriu o diálogo para a discussão sobre as aproximações entre os trabalhos de doutoramento em curso e o projeto em questão.

Sabrina apresentou sua leitura do projeto “Da validade da informação à validade dos conhecimentos: inventariando recursos, normas e critérios” e as aproximações com seu trabalho. Em um primeiro momento, recuperou os pressupostos de seu projeto de doutorado em curso para demonstrar as possibilidades de articulação entre seu trablaho e o de Nélida. A noção de verdade, a partir do contexto institucional do museu, correlacionada com o pensamento de Michael Foucault, foi destacada como um dos pontos de inflexão desta relação. Sabrina chamou também a atenção para a questão dos objetos coletados como unidade de análise importante em seu trabalho. A presença de conceitos no projeto de Nélida, como aquele indicado pela expressão "autoridade cognitiva", oriundo de Wilson, também foi sublinhada na conexão entre o projeto de Nélida e seu trabalho de doutoramento. A ideia de "discursos cientifizados" é outro ponto atentado pela leitura de Sabrina - podemos perceber a prevalência de formações discursivas em torno não do objeto, mas do conjunto de discursos sobre o objeto. Neste aspecto, Sabrina percebe o museu como "instituição cienfitizante" – ou ainda, o museu como "autoridade cognitiva". Esta análise leva à observação da instituição como construtora de "credibilidade". Outro aspecto correlacionado entre o projeto de Nélida e o trabalho de Sabrina está na visão do fluxo de um regime de informação dentro do museu.  Ponto importante desta relação é verificado pela pesquisadora na abordagem da taxidermia no âmbito da informação científica produzida nos museus. Como último aspecto, Sabrina destacou a visão do Museu de História Natural como espaço segmentado e departamentalizado, publicando de forma especializada. Porém, seus processos expositivos exigem tanto comunicação como divulgação científica, no contexto das práticas curatoriais.

Márcia comentou que sua relação direta com o projeto de Nélida está vinculada com a questão da Educação, menos relacionada, deste modo, com seu projeto de doutorado em curso. Sua atuação com as práticas de ensino de História permitiriam a aproximação ao projeto. Após esta correlação, Márcia retomou a proposta inicial de trabalho de doutorado, que parte da dissertação de mestrado, quando estudou os grupos associativos de memória operária. No doutorado, tendo a Escola dos Annalles como aporte, Márcia deseja investigar a relação entre a ciência e estas práticas associativas - em que medida, por exemplo, a comunidade científica começa a participar da construção destes centros?

Gustavo Saldanha apresentou a proposta de texto para o desenvolvimento final de sua tese. Foi relizada uma leitura comentada do sumário do trabalho, que procura correlacionar a Filosofia da Linguagem e a epistemologia da Ciência da Informação. Mereceu destaque na leitura a fundamentação apresentada entre Retórica e Filologia e a organização dos saberes e a discussão sobre alguns tópicos importantes do neodocumentalismo dentro do campo.

____

AGENDA


Próximo encontro: dia 2 de maio (quarta-feira), 14h, na sala de Reunião do IBICT, 5o. andar. Neste momento, o grupo de pesquisa Teoria, epistemologia e interdisciplinaridade da Ciência da Informação, terá uma reunião com o Prof. Miguel Angel Rendon Rojas, do IIB- Instituto de Investigações Bibliotecológicas, da UNAM, para conversar sobre projetos de pesquisa e participação em redes de colaboração.


____

Agenda de atividades da passagem do Prof. Dr. Miguel Angel Rendón Rojas pelo Brasil

  • I Coloquio Internacio​nal de Ciência da Informação, em São Paulo, na USP, dias 26 e 27/04 (quinta e sexta), com transmissão pela www.iptv.usp.br (horários: quinta: 14 às 17h; sexta: 9 às 13h);
  • Palestra Análise epistemológica da Biblioteconomia: uma ciência informativo-documental – Prof. Dr. Miguel Angel Rendón Rojas - Dia 30/04 (segunda-feira) - Rio de Janeiro - UNIRIO, Auditório Paulo Freire - 18h;
  • Seminário Conhecimento, Comunicação, Informação: antigas e novas questões: dia 03/05 (quinta-feira) – Rio de Janeiro – IBICT – Auditório  Ministro João Alberto  Lins de Barros,  do CBPF -  9h.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Reunião de 14 de março de 2012


Realizamos na manhã do dia 13 de março o encontro do grupo. A pauta era:

1- Iniciação do projeto de pesquisa: "Da validade do conhecimento à validade da informação", aprovado pelo CNPq e coordenado pela Profa. Dra. Maria Nélida González de Gómez;

2-Definião e organização de "Oficinas" dentro do programa em andamento, pensando e definindo as estruturas de participação;

3-Comunicação da vinda de Miguel Angel Rendon Rojas, na semana do 30-04 ao 4-05; organização de mesa com debatedores dentro do Grupo de Pesquisa Teoria, Historia e  Epistemologia em Ciência da Informação, e/ou convidados; outras atividades, como participação no projeto de pesquisa de Rendon Rojas.

4-Temas gerais.

Participaram da reunião a Profa. Dra. Maria Nélida González de Gómez, e os pesquisadores Gustavo Saldanha, Márcia Cavalcanti, Maria Lúcia Loureiro, Sabrina Damasceno, Rodrigo Rabello.

A profa. Dra. Nélida explicou os processos da vinda de prof. Dr. Miguel Angel Rendón Rojas ao Brasil em maio. O tema a ser trabalhado pelo pesquisador mexicano será a discussão sobre as diferenças entre informação, conhecimento e comunicação a partir de diferentes abordagens dispersas no tempo. A mesa ficou assim definida:


Mesa Redonda:

CONHECIMENTO, COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO:
ANTIGAS E NOVAS QUESTÕES


Data e local: 03 de maio, de 9:00 às 12:00 hs - Auditório térreo / CBPF, R. Lauro Muller 455, Botafogo


Coordenadora: Maria Nélida González de Gómez;
Conferencista: Dr. Miguel Angel Rendón Rojas, pesquisador do Centro Universitario de Investigaciones Bibliotecológica, da Universidad Nacional Autónoma de México
Debatedores: profs. Solange Puntel Mustafá (USP- Riberão Preto); Lena Vania Ribeiro Pinheiro (IBICT) e o Prof. da UNIRIO e doutorando do PPGCI-IBICT:UFRJ, Gustavo Saldanha.

Nélida também comentou da importância do diálogo sobre o projeto de Rendón Rojas entre informação e conhecimento no âmbito íbero-americano. A pesquisadora apresentou as relações possíveis entre as temáticas estudadas pelo grupo e aquelas desenvolvidas por Miguel Angel. Também foi explicitada por Nélida a proposta de realização de oficinas no contexto da disciplina em curso. Estas serão ministradas pelos pesquisadores que estão desenvolvendo pós-doutorado. No âmbito da disciplina e das oficinas, Nélida pretende retomar e discutir conceitos como política de informação, governança, regimes de informação.


Em  seguida,  o  pesquisador  Rodrigo  Rabello  apresentou  o relato de seu projeto de pós-doutorado, realizado sob a supervisão de Nélida, que tem por foco  a  análise  do  conceito  usuário.  A  ideia  do estudo surgiu da sua experiência  trabalhando  na  equipe  que  realizou avaliação de produtos e serviços  de  informação  do  IBICT, com foco nos usuários. Essa iniciativa visou  analisar  demandas de uso, bem como coletar sugestões e críticas dos usuários para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços. Segundo Rabello, o caráter  até  então  inédito  de  tal  iniciativa,  no âmbito do Instituto, incitou-o  a propor uma pesquisa de cunho teórico sobre o conceito usuário.

Em  tal  pesquisa  busca-se  saber  em  que  medida  o  trabalho avaliativo realizado  pelo  Instituto  está  em consonância com as discussões teóricas aderentes  ao  denominado  “paradigma  social” da Ciência da Informação, em cujo cenário de interação o usuário assume posição central. Para   tanto,  Rabello  tem  investigado  a  trajetória  de  estudos  sobre necessidade, busca e uso da informação, bem como considerado uma trajetória particular  no âmbito da teoria social, que perpassa pelos estudos de Weber e  de  Habermas e, recentemente, tem culminado em investigações sobre ações de informação, no bojo da Ciência da Informação. São apreciadas, na análise teórica  do  pesquisador,  questões como pretensões de validade e de uso da informação,  contexto social do usuário e percurso teórico dos trabalhos de estudo de usuário em cotejo com o trabalho avaliativo realizado pelo IBICT. Busca-se,  ao final, trazer um panorama teórico-conceitual sobre usuário de modo   a   distinguir   aspectos  relativos  a  um  modelo  hipoteticamente tradicional  ou  “sistêmico”, daqueles de orientação diversa, com o foco no usuário e na interação social, num modelo supostamente “emergente”.

Após o relato de Rodrigo, Nélida apresentou a estrutura do projeto de pesquisa, intitulado “Da validade do conhecimento à validade da informação. Segundo a pesquisadora, seu objetivo é retomar a análise de questões trabalhadas em seu pensamento ao longo dos últimos anos, como o conceito de "regime de informação". Outras questões relacionadas ao projeto podem ser encontradas na retomada da análise do conceito de “autoridade epistêmica distribuída”, na dicotomia entre a análise tradicional por pares e os “fóruns híbridos”, na discussão sobre a “república da ciência” e a “governança do conhecimento”.

Definiu-se pela revisão do grupo de pesquisa hoje cadastrado no CNPQ e foram definidas as datas para o agendamento próximo.

Agenda


Próximo encontro: 17 de abril, terça-feira, 10h

Mesa redonda com Miguel Angel Rendón Rojas: 03 de maio, quinta-feira, de 9:00 às 12:00 hs, no Auditório térreo do CBPF, na Rua Lauro Muller 455, Botafogo