sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Reunião de 04 de novembro de 2011 (Encontro pós-Enancib)



Na manhã de sexta-feira, 04 de novembro, o grupo Epistemologia Política se reuniu no IBICT, na Praia Vermelha. O objetivo principal da reunião foi o compartilhamento das experiências de apresentação no XII ENANCIB/2011, ocorrido em Brasília, na Faculdade de Ciência da Infomação da UNB -http://enancib.ibict.br/index.php/xii/enancibXII.

Como destaque, tivemos a premiação do trabalho da pesquisadora do grupo Márcia Figueiredo Feijão, entre os melhores trabalhos do Grupo de Trabalho 1, Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação.

Segue abaixo o quadro dos títulos e dos resumos dos trabalhos apresentados pelos componentes do grupo de pesquisa no evento anual de Ciência da Informação.

____

Modalidade: Comunicação oral
____

Márcia Figueiredo Feijão
Relações ou "semelhanças de família" em critérios utilizados para julgamentos de informações na Web

RESUMO: Esse trabalho tem por objetivo apresentar possíveis critérios de julgamento de informações na web e categorias que os compõem, evidenciando as relações ou ‘semelhanças de família’ apresentadas na literatura de modo confuso para o pesquisador. Para a realização desse análise, levantou-se na literatura trabalhos que possuem conceitos e definições da Qualidade da Informação, Autoridade Cognitiva e Credibilidade dentro da Ciência da Informação e em seguida criou-se quadros descritivos de categorias para organizar e verificar o seu uso dentro de cada critério. Algumas observações a respeito de cada critério foram feitos e sugere-se estudos empíricos para confirmar ou confrontar os trabalhos teóricos utilizados para a realização desse estudo.
Palavras-chave: Qualidade da Informação. Autoridade Cognitiva. Credibilidade. Julgamento da informação.
____

Maria Luiza Gomes de M. Rocha
Interatividade em museus: um estudo crítico do conceito de interatividade de Jorge Wagensberg

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão critica sobre o conceito de interatividade proposto pelo físico Jorge Wagensberg, tendo como fundamentação teórica a teoria crítica de Jürgen Habermas e os estudos sociais de Bruno Latour. Ênfase será dada ao experimento como recurso interativo museológico para a divulgação e a aprendizagem informal em ciência e tecnologia, uma vez que é conceito central da teoria do físico. A análise realizada constitui um olhar sobre os conceitos de Wagensberg que evidencia a necessidade de assumirmos a complexidade do diálogo entre ciência e sociedade no campo museológico.

____

José Mauro Matheus Loureiro;
Maria Lúcia Niemeyer Loureiro
Daniel Maurício Viana de Souza
Sabrina Damasceno Silva
Abordagem fenomenológica em Ciência da Informação: questões e desafios no cenário da pesquisa

RESUMO: O texto apresenta uma síntese sobre Fenomenologia, refletindo sobre sua relação possível com a Ciência da Informação. Enfoca aspectos relacionados à metodologia da pesquisa, à interdisciplinaridade e à busca de novos objetos e campos de aplicação pela Ciência da Informação. A partir da análise fenomenológica de Martin Heidegger sobre a obra de arte, reflete sobre questões relacionadas às pesquisas no campo da Informação em Arte.
____

Gustavo S. Saldanha
O imperativo mimético: a filosofia da informação e o caminho da quinta imitação

RESUMO: O texto desenvolve uma análise filosófica do conceito de mimese inserido na filosofia da organização dos saberes como uma unidade fundamental para o pensamento histórico da Ciência da Informação. É revisada a noção de mimese no contexto da Antiguidade, demarcando a rejeição à imitação manifestada por Platão e a abordagem aristotélica sobre as representações. Os fundamentos dos estudos informacionais são revisados a partir da presença determinante deste conceito em sua formalização. Três abordagens são investigadas neste contexto: Gutenberg e a prensa; Otlet e o livro; Bush e o Memex. O trabalho conclui demarcando a dupla significação de uma fundamentação mimética para o campo, a saber, representação e educação.
Palavras-chave: Filosofia da Ciência da Informação – Epistemologia - Filosofia da Informação - Mimese

____

Modalidade: poster
____

Aluf Alba Elias
A verdade, a informação e o arquivo: primeiras impressões na busca por uma filosofia da informação

RESUMO: Investiga-se através da contextualização do pensamento filosófico contemporâneo, a noção de verdade, partindo  da noção de arquivo enquanto lugar de memória, donde, possivelmente, subjaz uma vontade de verdade e justificação. Na busca da apreensão deste desígnio, estabelecer-se-á um inter-relacionamento entre os pensamentos dos franceses Pierre Nora (Lugares de Memória, 1993), Jacques Le Goff (Documento/Monumento, 1977), Jacques Derrida (O mal de Arquivo, 2001) e Michel Foucault (A Arqueologia do Saber, 1969; A Ordem do Discurso, 1970; Microfísica do Poder; 1979). A partir da definição da perspectiva apreendida, verificar-se-á a abrangência do conceito de Ação de Informação (Wersig, 1985 e González de Gómez, 1999) através do viés de seu caráter seletivo,  desdobrando na questão da formação do Arquivo enquanto indício, prova (Briet, 2006 [1951]), numa reflexão sobre as práticas documentárias (Frohmann, 2004) em busca de uma filosofia da informação.
Palavras-chave: Filosofia da Informação. Verdade. Informação. Arquivo.
____

Leandro Coelho de Aguiar; Renata Regina Gouvêa Bartatho
Breves reflexões acerca da interdisciplinaridade na Ciência da Informação: um olhar através da formação acadêmica do corpo discente do PPGCI IBICT/UFRJ – 2009 e 2010

RESUMO:  O objetivo deste trabalho é refletir acerca da interdisciplinaridade da CI através da análise da formação acadêmica, no nível de graduação, do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI do IBICT / UFRJ) que ingressaram no curso em 2009 e 2010. A hipótese que norteia este trabalho, baseada nas obras clássicas de autores como Wersig, Borko, Saracevic e Pinheiro, é que a interdisciplinaridade como uma característica marcante da Ciência da Informação, influencia e se reflete na composição do corpo discente do Programa de Pós-Graduação da área, no que diz respeito às múltiplas formações acadêmicas dos seus discentes.
Palavras-chave: Epistemologia da Ciência da Informação. Interdisciplinaridade. Corpo discente. PPGCI IBICT UFRJ.

______________

AGENDA: Não ficou definida nova data para o próximo encontro do grupo, sendo agendadas apenas as reuniões individuais para a continuidade dos processos de orientação.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Reunião de 26 de agosto de 2011


Na última sexta-feira o grupo se reuniu para dar continuidade às discussões. Estiveram no encontro realizado no IBICT os pesquisadores:

  • Maria Nélida González de Gómez
  • Aluf Alba Elias
  • Gustavo Silva Saldanha
  • Márcia Cavalcanti
  • Sabrina Damasceno Silva

A pauta geral da reunião compreendeu:

  • Discussão sobre os textos encaminhados para o XII ENANCIB e outros trabalhos encaminhados para eventos paralelos aos temas de pesquisa;
  • Relato do andamento das pesquisas;
  • Agendamento dos encontros individuais com a orientadora Maria Nélida González de Gómez.

Sabrina aprensentou a proposta submetida ao ENANCIB, em co-autoria com outros pesquisadores da Ciência da Informação, voltada para a reflexão sobre a fenomenologia como método dos estudos informacionais. Filósofos como Heidegger, Husserl e Merleau-Ponty, segundo a pesquisadora, sustentam o discurso, que orienta-se para a discussão de pressupostos sócio-culturais no âmbito da epistemologia da Ciência da Informação.

Márcia Cavalcanti narrou a submissão dos estratos de sua pesquisa em dois eventos distintos. O primeiro, um congresso do Cone Sul. O segundo, um encontro sobre poder, território e cidade, em Vitória, no Espírito Santo. Neste último, a pesquisadora apresentará parte de sua dissertação, abordando a temática dos centros de documentação e da luta operária.

Aluf apresentou a proposta recente de um trabalho com Gustavo sobre o pós-estruturalismo no contexto da Ciência da Informação. No que se refere ao ENANCIB, a pesquisadora descreveu a proposta submetida, que trata das noções de informação e de arquivo no âmbito do conceito de verdade e da filosofia da informação. Nora, Derrida, Foucault, Wersig, Frohmann, dentre outros, compõem o elenco de teóricos que sustentam a argumentação da proposta. Aluf também indicou outras frentes de disseminação de suas pesquisas. Seu trabalho também estará presente em outros eventos no 2o semestre, como a Reunião de Ensino e Pesquisa da UNIRIO e o Simpósio de Arquivos da UFMG.

Gustavo relatou a proposta de submissão ao ENANCIB que contempla um trabalho sobre o conceito de mimese no escopo da epistemologia da Ciência da Informação. Atrelado a uma visão tradicional da filosofia, o pesquisador recorreu ao pensamento de Platão e de Aristóteles sobre o conceito, para verificar a expressão do mesmo na formalização dos discursos da organização dos saberes, levando até a institucionalização futura de uma Ciência da Informação no século XX. Abordagens como a prensa de Gutenberg, o livro-signo de Otlet e o Memex de Bush são tomadas como elementos empíricos para a discussão de um imperativo mimético na filosofia da informação.

Nélida, ao mesmo tempo em que finaliza uma fase da pesquisa direcionada a estabelecer relações entre a Ciência da Informação e as Ciências Sociais, está dirigindo sua pesquisa às questões da validade do conhecimento e da informação, num cenário de existência de indicações de mudanças de seus contextos normativos. A pesquisadora demonstrou o interesse em reavaliar o conceito de "cadeia de informação" - information chain - da Ciência da Informação, dinamizado e temporalizado pelo conceito de regime de informação, visando a reconstruir  as variações no que se refere aos processos de validação. Os usos sociais da linguagem e o papel dos processos sociais na determinação da validade são tópicos de interesse direto de Nélida no momento. Desdobra-se desta fase de seu pensamento, a procura pela reconstituição do caminho de avaliação por pares e aquilo que Nélida chama de passagem da "república da ciência" à “governança dos conhecimentos”. A revisão de algumas das diferentes linhas de conceituação de noções como "informação", "conhecimento" e "comunicação" também interessam diretamente, na atualidade, ao trabalho da pesquisadora.
____

Apontamentos gerais

Discutimos a possibilidade de definição de leituras específicas para os próximos encontros. O pensamento de Hürgen Habermas foi o escolhido para o primeiro debate. Definiu-se ainda o uso do blog como espaço de comentário das leituras correspondentes aos temas debatidos no âmbito da temática do grupo.

___

Agenda
O próximo encontro ficou marcado para a sexta-feira, dia 30 de setembro, às 10h.

domingo, 31 de julho de 2011

Divulgação: Seminário Habermas, Bioética, Direitos Humanos e Religião

Caros pesquisadores,


o Seminário Habermas, Bioética, Direitos Humanos e Religião, de interesse direto para os estudos de Epistemologia, Política e Ciência da Informação, ocorrerá neste mês de agosto. Com apoio do CNPq, o evento, sediado pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Gama Filho e organizado pelo Prof. Dr. Jorge Atílio Silva Iulianelli (UGF), é aberto ao público e contará com a participação dos pesquisadores:

Prof. Dra. Caroline Marim (UGF)
Profa. Dra. Denise Carvalho Quintão
Prof. Dr. Dimas Lara Barbosa (UFF)
Prof. Dr. Emanuel Carneiro Leão (UGF)
Prof. Dr Md. Evellyn Calleia R. A. Rocha (UGF)
Prof. Dr. Jorge Atílio Silva Iulianelli (UGF)
Prof. Dr. José Marcos Miné Vanzella (Unisal)
Prof. Dr. Luiz Bernardo Leite Araújo (UERJ)
Profa. Dra. Maria Clara Marques Dias (UFRJ)
Prof. Dr. Norman Madarasz (UGF)
Prof. Ms. Sérgio Mendes (UGF)
Prof. Dr. Zwinglio Dias (UFJF)

Local: Universidade Gama Filho - Unidade Candelária
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 62
Data: 11 e 12 de agosto
Horário: 9 às 17h



sexta-feira, 15 de julho de 2011

Reunião de 15 de julho de 2011

Local: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Horário: 10 às 12h
Pauta geral: Discussões sobre as últimas experiências das pesquisas e o andamento dos projetos.

Protocolo
O Grupo de Pesquisa Epistemologia Política, liderado pela professora doutora Maria Nélida González de Gómez, que reúne pesquisadores em Ciência da Informação e campos afins interessados em Filosofia, Epistemologia, Política e Informação, se encontrou na manhã desta sexta-feira. Dentre as decisões, ficou registrado o compromisso de criação de um blog para comunicação, memória e organização dos temas discutidos pelo grupo.

O grupo conta atualmente com os seguintes pesquisadores:

Líder:

Maria Nélida González de Gómez - doutora em Ciência da Informação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3087665610359216

Pesquisadores:

Aluf Alba Elias - bacharel em Arquivologia; mestranda em Ciência da Informação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0221249833068387

Gustavo Silva Saldanha - bacharel em Biblioteconomia; especialista em Filosofia Medieval; mestre em Ciência da Informação; doutorando em Ciência da Informação;
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6143079905555041

Leandro Coelho de Aguiar - licenciado em História; mestrando em Ciência da Informação;
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9215945031601297

Luisa Rocha - bacharel em Museologia; mestre e doutora em Ciência da Informação;
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931343115963268

Márcia Cavalcanti - bacharel em Ciências Sociais e Letras; Mestre em Ciência da Informação; Doutoranda em Ciência da Informação;
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5018685916622917

Márcia Figueiredo Feijão - bacharel em Biblioteconomia; mestre em Ciência da Informação;
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6986762652734445

Rodrigo Rabello - bacharel em Biblioteconomia; doutor em Ciência da Informação;
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3092147925440268

Sabrina Damasceno Silva - bacharel em Museologia; mestre em Museologia e Patrimônio; doutoranda em Ciência da Informação;
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3444844148697743

Participaram da presente reunião Nélida, Aluf, Gustavo, Luisa, Márcia Cavalcanti, Márcia Figueiredo e Sabrina. O foco do encontro foi a exposição dos pesquisadores sobre os últimos passos das pesquisas, o relato de experiências recentes vinculadas às temáticas particulares em construção e as indicações dos próximos passos.

Em primeiro lugar, Aluf Elias relatou sua passagem recente por Portugal, junto do professor Armando Malheiro da Silva, a partir do Programa Summer da Universidade do Porto, que recebe no período do verão lusitano estudantes interessados nos domínios de estudo trabalhados na instituição. Foi debatida a perspectiva de oportunidades abertas pelos atuais e pelos futuros mestrandos e doutorandos em participar de programas de intercâmbio em cursos de curta duração, doutorado sanduíche e pós-doc.

Aluf apresentou ainda os detalhes de sua dissertação de mestrado em curso, cujo objeto está vinculado aos conceitos de informação, arquivo, verdade e justificação. O principal referencial teórico do trabalho em desenvolvimento é Michel Foucault. Suzanne Briet, Pierre Nora, Bruno Latour, dentre outros, complementam a reflexão teórica. O trabalho toca as questões atuais sobre a abertura dos arquivos do período da ditadura miliar pelo governo brasileiro e analisa criticamente as noções de verdade impressas nos documentos e nos discursos sobre os documentos.

Em um segundo momento, Gustavo apresentou o relato da experiência na participação do 2o Colóquio Internacional da Rede MUSSI - Rede franco-brasileira de pesquisadores em mediações e usos sociais dos saberes e da informação. O evento ocorreu em Toulouse, entre 15 e 17 de junho, e teve como destaques a homenagem a Jean Meyriat, as conferências de abertura de Bernd Frohmann, com o título de "Reference, representation and the materiality of documents", e do pesquisador d Fiocruz Carlos Estellita-Lins, com o trabalho "Ética da informação e saúde: observações a partir de Foucault e Frohmann". A primeira edição do Colóquio MUSSI se deu no Rio de Janeiro, em 2008. A rede é uma oportunidade de reconhecimento da literatura francesa em Ciência da Informação e da Comunicação e dos cânones do campo informacional do mundo francófono. Além disso, ela representa um processo em construção do intercâmbio de pesquisadores entre Brasil e França.

Márcia Cavalcanti apresentou seu plano trabalho inicial para o doutorado. O horizonte da pesquisa está no estudo dos Centros de Documentação e Memória do Rio de Janeiro. Sua proposta de trabalho articula-se numa tentativa de identificar os principais motivos que levaram a esse surgimento e se eles estão ligados às influências da História Cultural e da História Social entre os historiadores brasileiros. A partir da identificação destes motivos, a pesquisadora pretende analisar como o pensamento e a produção acadêmica dos historiadores se reflete na sociedade civil, ou pelo menos na parte envolvida com os diferentes movimentos sociais, contribuindo para gerar entre os indivíduos que formam este grupo a consciência da necessidade de preservação de sua memória.

Sabrina apresentou sua proposta de investigação no doutorado em curso no contexto dos museus de História Natural. Integrando sua atuação como museóloga e a experiência como pesquisadora no âmbito das temáticas que aproximam Museologia, museus de História Natural, informação, discurso, popularização científica, Sabrina apontou como foco de reflexão a informação interpretada enquanto enunciado de formações discursivas nos processos de Divulgação Científica. As exposições desenvolvidas nestes ambientes apresentar-se-ão como possíveis universos empíricos de sua pesquisa.

Luisa se apresentou ao grupo, manifestando o interesse de desenvolvimento de seus estudos de pós-doutorado junto de Nélida González de Gómez.

Após os debates, Nélida indicou os passos seguintes do grupo. Ficou determinada a criação do presente blog para circulação da informação entre os pesquisadores. No próximo encontro, além das discussões em torno dos trabalhos em produção para o XII ENANCIB, a pesquisadora Márcia Feijão, que prepara atualmente o projeto de seleção para o doutorado, comentará os tópicos de interesse em pesquisa.

Reflexão:

"No mundo contemporâneo há muitas tentativas de se expressar o político através do epistemológico".
González de Gómez, anotações em sala, IBICT, 15 de julho de 2011

AGENDA:

O grupo definiu a data de 26 de agosto, 10h, para o próximo encontro. Na pauta, estarão os trabalhos em produção por pesquisadores do grupo para o XII Encontro da ANCIB, a se realizar de 23 a 25 de outubro, em Brasília, cujo tema é "Políticas de Informação para a Sociedade". Os prazos de submissão dos trabalhos se encerram em 07 de agosto.