quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Reunião de 26 de agosto de 2011


Na última sexta-feira o grupo se reuniu para dar continuidade às discussões. Estiveram no encontro realizado no IBICT os pesquisadores:

  • Maria Nélida González de Gómez
  • Aluf Alba Elias
  • Gustavo Silva Saldanha
  • Márcia Cavalcanti
  • Sabrina Damasceno Silva

A pauta geral da reunião compreendeu:

  • Discussão sobre os textos encaminhados para o XII ENANCIB e outros trabalhos encaminhados para eventos paralelos aos temas de pesquisa;
  • Relato do andamento das pesquisas;
  • Agendamento dos encontros individuais com a orientadora Maria Nélida González de Gómez.

Sabrina aprensentou a proposta submetida ao ENANCIB, em co-autoria com outros pesquisadores da Ciência da Informação, voltada para a reflexão sobre a fenomenologia como método dos estudos informacionais. Filósofos como Heidegger, Husserl e Merleau-Ponty, segundo a pesquisadora, sustentam o discurso, que orienta-se para a discussão de pressupostos sócio-culturais no âmbito da epistemologia da Ciência da Informação.

Márcia Cavalcanti narrou a submissão dos estratos de sua pesquisa em dois eventos distintos. O primeiro, um congresso do Cone Sul. O segundo, um encontro sobre poder, território e cidade, em Vitória, no Espírito Santo. Neste último, a pesquisadora apresentará parte de sua dissertação, abordando a temática dos centros de documentação e da luta operária.

Aluf apresentou a proposta recente de um trabalho com Gustavo sobre o pós-estruturalismo no contexto da Ciência da Informação. No que se refere ao ENANCIB, a pesquisadora descreveu a proposta submetida, que trata das noções de informação e de arquivo no âmbito do conceito de verdade e da filosofia da informação. Nora, Derrida, Foucault, Wersig, Frohmann, dentre outros, compõem o elenco de teóricos que sustentam a argumentação da proposta. Aluf também indicou outras frentes de disseminação de suas pesquisas. Seu trabalho também estará presente em outros eventos no 2o semestre, como a Reunião de Ensino e Pesquisa da UNIRIO e o Simpósio de Arquivos da UFMG.

Gustavo relatou a proposta de submissão ao ENANCIB que contempla um trabalho sobre o conceito de mimese no escopo da epistemologia da Ciência da Informação. Atrelado a uma visão tradicional da filosofia, o pesquisador recorreu ao pensamento de Platão e de Aristóteles sobre o conceito, para verificar a expressão do mesmo na formalização dos discursos da organização dos saberes, levando até a institucionalização futura de uma Ciência da Informação no século XX. Abordagens como a prensa de Gutenberg, o livro-signo de Otlet e o Memex de Bush são tomadas como elementos empíricos para a discussão de um imperativo mimético na filosofia da informação.

Nélida, ao mesmo tempo em que finaliza uma fase da pesquisa direcionada a estabelecer relações entre a Ciência da Informação e as Ciências Sociais, está dirigindo sua pesquisa às questões da validade do conhecimento e da informação, num cenário de existência de indicações de mudanças de seus contextos normativos. A pesquisadora demonstrou o interesse em reavaliar o conceito de "cadeia de informação" - information chain - da Ciência da Informação, dinamizado e temporalizado pelo conceito de regime de informação, visando a reconstruir  as variações no que se refere aos processos de validação. Os usos sociais da linguagem e o papel dos processos sociais na determinação da validade são tópicos de interesse direto de Nélida no momento. Desdobra-se desta fase de seu pensamento, a procura pela reconstituição do caminho de avaliação por pares e aquilo que Nélida chama de passagem da "república da ciência" à “governança dos conhecimentos”. A revisão de algumas das diferentes linhas de conceituação de noções como "informação", "conhecimento" e "comunicação" também interessam diretamente, na atualidade, ao trabalho da pesquisadora.
____

Apontamentos gerais

Discutimos a possibilidade de definição de leituras específicas para os próximos encontros. O pensamento de Hürgen Habermas foi o escolhido para o primeiro debate. Definiu-se ainda o uso do blog como espaço de comentário das leituras correspondentes aos temas debatidos no âmbito da temática do grupo.

___

Agenda
O próximo encontro ficou marcado para a sexta-feira, dia 30 de setembro, às 10h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário